Sabe o que fazer para combater o frio?

Dicas e sugestões úteis para os próximos dias

O Ano Novo de 2021 despertou submergido numa vaga de ar frio proveniente do norte do globo. Numa altura em que todo o cuidado é pouco na contenção e prevenção da pandemia, uma frente fria como esta pode apanhar-nos desprevenidos e potenciar gripes e constipações que debilitam o nosso sistema imunitário, tão importante nos tempos que correm.

Apesar dos vários alertas, nem todos sabem o que podem fazer para se salvaguardarem das temperaturas que podem chegar aos 4 graus negativos em regiões como Bragança; e entre os 0 aos 5 graus na região mais central de Lisboa.

Saiba aqui o que pode fazer para melhorar o seu conforto e salvaguardar a sua saúde:

  1. O conforto dos tecidos

Em tempos de Covid-19 o melhor mesmo é andar descalço em casa, por isso carpetes, tapetes felpudos, fofos e de preferência com tecidos térmicos naturais, além de um elemento de decoração reconfortante ao olhar e ao tacto, ajudam a manter a temperatura dentro do espaço. Estes elementos podem no entanto libertar micróbios causadores de alergias pelo que um purificador de ar ou ar condicionado com essa mesma função será sempre o mais indicado.

2. Ar Condicionado

Na compra de um aparelho de aquecimento, a escolha é muita, sugerimos por isso o ar condicionado onde pode dar preferência aos que tenham em factores como a etiqueta energética, função inverter e controladores programáveis de forma a ajustar o consumo às suas necessidades e evitar desperdícios. Os novos equipamentos da HAIER e os já reconhecidos SHARP – Plasmacluster, aquecem o seu espaço enquanto que a sua tecnologia purifica o ar que respira. Pensando globalmente, os novos R32 por serem mais ecológicos, resguardam a poluição atmosférica e outros factores que contribuem para as alterações climáticas. Outros aquecedores eléctricos, propano ou a querosene, apesar de um custo inicial mais baixo, têm um consumo mais caro e são potencialmente perigosos.

3. Repense o seu espaço

Lute contra o frio recorrendo aos cortinados, mantas e almofadas. Potencia o aconchego, conforto e ajuda na manutenção de uma temperatura mais quente. Se está em teletrabalho tente manter o espaço mais minimalista e limpo possível e encontre uma solução de compromisso entre o conforto e o estímulo pró-ativo.

4. Minimize o espaço onde fica mais tempo

Escolha uma divisão e fomente o aquecimento da mesma com as dicas acima descritas. Feche as portas e janelas deixando o máximo de luz penetrar na sua divisão. Rentabiliza o aquecimento pelo ar condicionado e manter a área aquecida mais rapidamente e durante mais tempo. Verifique se necessita de realizar obras para um melhor isolamento do imóvel.

Tenha sempre consigo uma manta ou casaco mais quente para quando sair da divisão prevenir choques térmicos.

5. Iluminação

O nosso lado psicológico também ajuda por isso não se esqueça de ter por perto luzes quentes (amarelas) de preferência LED. A luz amarela provoca uma sensação de conforto ao olhar e as lâmpadas LED ajudam a poupar dinheiro e energia a médio/longo prazo.

6. Livre-se da humidade

A humidade nos espaços, além de ser uma fonte de agua fria e empobrecimento das paredes retirando propriedades de isolamento, também contribuem para o surgimento de fungos, bolores e bactérias prejudiciais à saúde. Recorra a um desumidificador para o ajudar a controlar ou eliminar a humidade e a limpar o ar que respira.

Cuide de si e dos seus. Em casa ou no trabalho, utilize as ferramentas ao seu alcance para salvaguardar a sua saúde e conforto, evitando potenciais fontes de doenças em tempos de pandemia.

Informe-se junto do seu instalador.

Veja também o nosso artigo sobre as Bombas de Calor e como poupar com a melhor solução

#estamosjuntos #staysafe

susana.penedo