8 Mitos comuns sobre o ar condicionado!

O Verão está mesmo ao virar da esquina e isso significa que as temperaturas mais quentes estão a caminho e que um bom ambiente dentro de casa tornar-se-á em breve uma prioridade!

Com temperaturas mais elevadas vêm noites mais quentes, perfeitas para se sentar num terraço, mas que podem também afectar a qualidade do nosso sono.

Um ar condicionado Hitachi é a solução perfeita para criar o ambiente certo para dormir… Mas… “não é mau para a sua saúde deixar o ar condicionado a funcionar à noite?”

É exactamente questões como esta que abordamos neste artigo, quebrando mitos e conceitos errados sobre ar condicionado para que possa operar o seu sistema com confiança e de forma mais eficiente. Começamos as coisas com a relação entre o sono e o seu ar condicionado.

Mitos e conceitos errados sobre o ar condicionado

Dormir com o ar condicionado ligado é mau para a sua saúde?

Há alguma verdade nisto, mas ao utilizar o seu ar condicionado da forma correcta, pode criar um ambiente nocturno que seja ao mesmo tempo confortável e saudável. À noite, a nossa temperatura corporal baixa, pelo que a melhor prática é aumentar 1 ou 2 graus a temperatura da sua unidade, em relação ao que utiliza durante o dia climatizar o espaço.

Para aumentar a eficiência da sua unidade à noite, verifique se ela tem uma função de sono. Dentro da nossa gama de Ar Condicionado Residencial Hitachi, encontrará o modo de sono que aumenta a temperatura na proporção de 1 grau a cada hora, ao mesmo tempo que adapta suavemente a velocidade do ventilador para reduzir a sensação de correntes de ar até que a temperatura ideal seja atingida.

O ar condicionado provoca constipações?

Este é talvez um dos equívocos mais comuns associados ao ar condicionado que pode ser evitado através do uso adequado da sua unidade. De facto, o ar condicionado pode realmente melhorar a qualidade do ar interior e reduzir as hipóteses de ficar doente. Os aparelhos de ar condicionado estão equipados com filtros que captam o pó e o pêlo dos animais de estimação, ajudando a reduzir a causa das alergias. Além disso, podem ser adquiridos ou equipados com filtros e tecnologia especializada que reduzem ainda mais poluentes no ar e matam as bactérias nocivas. Veja aqui como a tecnologia FrostWash ajuda a combater o bolor e as bactérias dentro da sua unidade.

O ar condicionado também ajuda a manter níveis de humidade mais saudáveis, que, se não forem controlados, podem criar condições de vida interior pouco saudáveis. Naturalmente, deve ter em conta as recomendações de temperatura interior das suas regiões ao operar a sua unidade. A Organização Mundial de Saúde observa que uma temperatura interior confortável e saudável está entre 18°C -24°C, no entanto, isto variará no local onde se encontra, por isso verifique as recomendações locais para ter a certeza.

A localização da unidade interior não importa

Este mito pode custar-lhe o seu conforto e até mesmo aumentar o consumo de energia. Ao contrário da crença, a localização da unidade interior é importante. É preciso evitar instalar a unidade onde será exposta à luz solar directa; à altura errada na parede; ou onde o fluxo de ar possa ser potencialmente obstruído. Ao fazê-lo, a sua unidade terá de funcionar com mais força, desperdiçando assim energia e aumentando as suas contas domésticas.

O mesmo vale para o termóstato, não o coloque sob luz solar directa, pois este medirá a temperatura incorrecta, fazendo com que o seu ar condicionado funcione mais do que o necessário.

Ajustar a temperatura baixa arrefece o espaço mais rapidamente

Esta não é a forma ideal de arrefecer o seu espaço. Não só irá colocar tensão na sua unidade para atingir a temperatura rapidamente, especialmente em dias mais quentes, mas também não irá arrefecer o espaço a uma temperatura realista e confortável. Se o termóstato for colocado demasiado baixo durante um longo período de tempo, o sistema tentará manter essa temperatura, o que significa que o compressor da unidade estará constantemente a funcionar, desperdiçando energia. Assim, embora uma onda de ar frio possa parecer apelativa, é melhor reduzir a temperatura lentamente para encontrar o nível certo de conforto.

Desligar o ar condicionado quando não se está em casa poupa energia

Isto só se aplica em situações em que os compromissos exigem que passe a maior parte do dia fora de casa ou longos fins-de-semana. Fora estas situações, é quando é de facto mais eficiente manter o sistema a funcionar apenas alguns graus mais alto (ou mais baixo) do que a temperatura ideal confortável. Assim evita exigir trabalho extra da sua unidade quando regressa a casa e pode reduzir a energia consumida.

A aplicação airCloud Home inclui Smart Fence que utiliza a sua geolocalização como gatilho para activar ou desactivar o seu sistema AC para si. Ao pré-programar a que distância pretende que o Smart Fence utilize, ele ajustar-se-á para funcionar a uma temperatura mais eficiente quando estiver fora e reconhecerá quando chegar a casa e ajustará a temperatura à sua configuração preferida.

Mudar para um ar condicionado maior, melhora o desempenho

Infelizmente, não. Ao escolher uma unidade que seja mais potente do que aquilo que o espaço necessita, ela utilizará mais energia. Isto é verdade para todos os tipos de unidades e sistemas de ar condicionado. Para evitar seleccionar uma unidade que possa consumir mais do que o esperado, calcule a unidade do tamanho certo para o espaço que deseja refrigerar, para que saiba que o ar condicionado vai funcionar como desejado, de forma eficiente.

Fechar as aberturas de um sistema de condutas nas áreas onde não estão a funcionar

Isto não é verdade. Quando um sistema de condutas é instalado, é concebido para que o ar seja distribuído uniformemente por toda a casa. Isto significa que se as condutas estiverem fechadas, a unidade continua a funcionar de modo a satisfazer a capacidade definida, trabalhando contra o seu objectivo de poupar energia. Para poupar energia, terá de procurar diferentes modos e métodos de funcionamento que melhorem a eficiência do desempenho da sua unidade, mas fechar aberturas de ventilação não é um deles.

O modo ventilação ajuda a arrefecer uma sala

O modo ventilação funcionam como as próprias ventoinhas: não ajudam a manter uma sala fria. Os ventiladores criam o efeito de arrefecimento ao soprar para a pessoa na sala, transferindo o calor do seu corpo para o ar, mas não afecta a temperatura do ar da sala. Para diminuir a temperatura da sala e criar um ambiente confortável, é necessário um ar condicionado para remover o calor indesejado do interior e expulsá-lo do exterior.

Se estiver interessado em saber mais sobre qual dos nossos produtos é o mais adequado para a sua casa ou projecto futuro, dê uma vista de olhos às nossas gamas de produtos ou pode contactar-nos para falar com um dos membros da equipa, aqui.

susana.penedo